Um bom acompanhamento Tributário é importante para qualquer empresa, afinal devido a complexidade das leis tributárias, das escriturações fiscais, e quantidade de portarias diárias sobre o tema, fica difícil para o empresário acompanhar sozinho.
Para as empresas do Simples Nacional não é diferente, e como já abordado nas matérias anteriores, também podem fazer a recuperação tributária em impostos pagos indevidamente. Se você ainda não viu, clique aqui para ver a matéria.
No momento em que estamos vivendo, principalmente, a recuperação tributária para empresas do simples pode significar um meio de continuar suas operações, isto porque com a recuperação será gerado um caixa para empresa, com a devolução dos valores pagos indevidamente, atualizados e corrigidos, ou seja, a empresa terá recursos para manter suas atividades.
E é importante não apenas recuperar os valores, mas também deixar de recolher indevidamente no futuro, e assim ganhar uma competitividade maior diante de concorrentes, podendo até trabalhar com uma margem menor, com a intenção de aumentar as vendas, sabendo que será recolhido menos valores de impostos.
Isto porque após a análise de toda a documentação, é possível fazer uma correção para o futuro, para que as próximas declarações e pagamentos sejam feitos da forma correta, não efetuando o pagamento indevido dos impostos, e assim economizando todo mês. Se você ainda não viu nossa matéria sobre a documentação necessária para a análise clique aqui.
Quais empresas podem se beneficiar da Recuperação Tributária?
Tecnicamente, qualquer tipo de empresa pode ter tributos pagos à maior ou indevidamente, ou seja, independente do ramo, todas as empresas podem ter tributos para recuperar.
Porém há algumas empresas onde a recuperação é mais expressiva, por venderem uma grande quantidade de produtos que se encaixam no regime de tributação monofásico ou do ICMS-ST.
E esses ramos são:
- Centros Automotivos
- Comércio de Autopeças
- Comércio de Baterias
- Comércio de Pneus
- Comércio de Veículos
- Comércio de Maquinas Agrícolas
- Postos de Gasolina
- Comércio de Gás
- Mercados
- Adegas
- Bares
- Restaurantes
- Padarias
- Baladas
- Lojas de conveniência
- Comércio de Água
- Farmácias
- Comércio de Perfumes e Higiene Pessoal
- Pet Shop
Assim, esses são os ramos onde a recuperação tributária no caso de empresas do Simples Nacional, alcançam valores expressivos. Porém toda e qualquer empresa poderá ter valores a recuperar, e por isso é necessário a análise de cada uma.
Ficou alguma dúvida? Fale conosco através de nossa pagina de contato clicando aqui, ou então através de um de nossos telefones.
Você também pode mandar uma mensagem direta para nosso WhatsApp tocando neste link ou no botão flutuante na sua tela.
Gilberto Baldin Barbosa da Silva
Advogado