Risco na Recuperação Tributária

Quando falamos de Recuperação Tributária, e de Receita Federal, um dos primeiros assuntos que vem à mente é o risco de Fiscalização. Ou seja, é sempre o medo do Leão.

E porque este é um dos primeiros pensamentos do empresário??

Primeiramente, ainda hoje, há muita falta de conhecimento em relação ao tema, não bastando isso, criou-se uma cultura onde a sonegação de impostos é o melhor meio de economizar, e por último temos o costume de escutar que o Fisco é nosso inimigo e está ai para punir a empresa.

Assim esse conjunto acaba nutrindo esse pensamento de que é melhor não buscar um direito de recuperação tributária, por medo do fisco.

O que muitos empresários não sabem, é que as empresas a partir do momento em que foram constituídas, estão sendo fiscalizadas. Isto porque o fisco dispõe hoje de diversas tecnologias e sistemas muito avançados, que são capazes de fazer o cruzamento de dados e monitorar transações durante 24 horas por dia. Ou seja, se em algum momento a empresa sonegou impostos, o Fisco já sabe, e isso pode estourar a qualquer momento, não é o fato de fazer a Recuperação Tributária que irá aumentar o risco.

A Recuperação Tributária na realidade funciona como uma forma de auditoria, isso porque toda a operação de entradas, saídas e pagamento de impostos é verificada, e dessa forma é possível encontrar os erros dos tributos pagos à maior, como também é possível encontrar tributos que deixaram de ser pagos e podem gerar problemas futuros para a empresa.

Não só isso, com a Recuperação Tributária, será possível um novo planejamento financeiro, uma vez que será possível diminuir os custos fixos futuros da empresa além de recuperar e gerar um caixa com os valores pagos indevidamente nos últimos 5 anos.

Assim, com o retorno financeiro, e com o aumento da lucratividade do negócio, a Recuperação Tributária, tem vantagens que podem fazer uma diferença enorme na empresa, desenvolvendo melhor a atividade, e sem gerar nenhum risco.

O trabalho de Recuperação Tributária, é feito sempre com base na legislação e jurisprudência, e assim garantindo uma maior segurança, uma vez que todo e qualquer valor recuperado terá uma base de argumentos sólidos para o pedido, estando a empresa, assim, totalmente em conformidade com o Fisco.

Ficou alguma dúvida? Fale conosco através de nossa pagina de contato clicando aqui, ou então através de um de nossos telefones.

Você também pode mandar uma mensagem direta para nosso WhatsApp tocando neste link ou toque no botão flutuante na sua tela.

Gilberto Baldin Barbosa da Silva

Advogado

Qual o risco de fiscalização por conta da recuperação tributária?